Este projeto de pesquisa tem como finalidade, realizar um estudo sobre o wushu moderno. Suas rotinas coreográficas promovem novas experiências corporais a seus praticantes. Atualmente o wushu moderno é praticado em mais de 85 países, sendo que desde a sua criação até a atualidade foram realizados 7 campeonatos mundiais.

Segundo Yu (2003), o comitê olímpico chinês está confiante que em 2008, a China conseguirá introduzir o wushu moderno como um esporte oficial dos jogos olímpicos internacionais.

O motivo principal desta pesquisa é fornecer informações cientificamente comprovadas, que irão contribuir para que os mesmos possam prescrever treinamentos mais precisos e eficientes, proporcionando assim, um treinamento correto para atletas de diversas faixas etárias.

O wushu moderno foi introduzido no Brasil pelos imigrantes chineses há mais de 15 anos, passando a despertar o interesse do povo brasileiro, e após alguns anos muitas academias foram abertas em todo o território nacional, popularizando ainda mais o wushu moderno em nosso país, menciona Marrera (2003).

Atletas brasileiros passaram a representar o Brasil em competições internacionais, chegando até a obter bons resultados. Tendo estes resultados como experiência, os profissionais do wushu moderno, passaram a desenvolver outros métodos de treinamento, com o objetivo de melhorar a performance destes atletas, mas os resultados esperados não foram atingidos, cita Marrera (2003).

Atualmente estes problemas persistem, pois a falta de literatura científica sobre wushu moderno, não possibilita que os profissionais da modalidade tenham êxito em seus treinamentos.

Roig (1990?), afirma que para se obter melhores resultados nos treinamentos do wushu, necessitamos desenvolver estudos fisiológicos e também conhecer as capacidades físicas da modalidade.

Mediante a justificativa descrita anteriormente, aponta-se como problema a seguinte questão:

“Qual a importância da caracterização das fontes energéticas predominantes e das capacidades físicas durante a execução das rotinas compulsórias de wushu moderno, para a melhora da performance dos atletas da modalidade?”

Este estudo sobre as características do wushu moderno, busca de forma coerente e com embasamento fisiológico, propor informações que irão possibilitar a melhor compreensão sobre a modalidade. Deste modo, este estudo poderá contribuir para que os atletas de wushu moderno possam treinar de forma coerente lhes proporcionando uma maior eficiência.