Segundo Yu (2003), em 1938 o governo criou o instituto central de wushu na cidade de Nan Jing, e isto desencadeou a criação de institutos de wushu em várias regiões. O instituto central de wushu organizou dois festivais de wushu entre 1928 e 1932.

Em 1936 uma equipe chinesa de wushu visitou o sudeste da Ásia realizando várias demonstrações. No mesmo ano, em Berlim realizaram um feito inédito, a primeira apresentação de wushu em jogos olímpicos.

Em 1950 o presidente Mão solicitou aos mestres de artes tradicionais como Zhang Wen-guang, Wang Zi-ping, Sha Guo-Zeng e Chai long-Yun que utilizassem as artes marciais tradicionais como base para a criação de um novo esporte para a sociedade moderna. O wushu moderno enfatizou a saúde, exercício físico, desempenho atlético e não a luta, mas esta nova modalidade deveria expressar seu espírito marcial, menciona Yu (2003).

Em 1953 o wushu moderno foi destaque na Competição Nacional de Esportes Tradicionais, no mesmo ano passou a integrar a grade curricular das faculdades de educação física. Em 1956, com a criação da Assossiação Chinesa de Wushu, o wushu moderno passou a ser uma modalidade oficial em eventos competitivos oficiais. No ano de 1958, a comissão de esportes do estado começou a montar um conjunto de regras, que futuramente passariam a ser as regras oficiais de wushu moderno. Foram criadas rotinas básicas de várias modalidades como Chang Chuen, Nan Chuen, Tai Chi Chuan, etc... para facilitar o aprendizado de iniciantes, e esta ação acabou popularizando o wushu moderno, menciona Yu (2003).

Segundo Yu (2003), durante a primeira Conferência Nacional de Wushu, foram traçadas novas metas para o desenvolvimento do mesmo, a Comissão de Cultura Física e Esportes do Estado e a Associação Chinesa de Wushu, orientaram associações, escolas, sociedades de pesquisa e centros de treinamento de wushu moderno, que se expandissem por cidades, regiões e províncias, promovendo o wushu moderno em larga escala, assim as escolas passaram a introduzir o wushu moderno no programa de educação física. Foram criados cursos de graduação e pós-graduação em faculdades e universidades de educação física, que acabaram organizando equipes universitárias, e em 1996 foi criado o 1º curso de mestrado.

Yu (2003), menciona que em 1986 o governo chinês aprovou a criação do Instituto de pesquisa de wushu com o objetivo de conduzir e orientar pesquisas técnicas e acadêmicas sobre o wushu moderno.

Para resgatar o legado cultural, foram realizadas várias pesquisas sobre o wushu moderno, escavações foram realizadas para coletar dados de grande importância. Todas as atenções foram voltadas às rotinas compulsórias, as experiências realizadas com o sanshou se iniciaram em 1989. Com o objetivo de promover o wushu moderno mundialmente, mostrando seus benefícios à saúde e bem estar físico que as pessoas iriam adquirir com a sua prática, o governo enviou equipes para diversos países para realizarem palestras e demonstrações, menciona Yu (2003).

Yu (2003), cita outras datas importantes no desenvolvimento do wushu moderno, sendo elas:

  1. a) 1985 – Realização do 1º torneio-convite internacional de wushu em Xian e a formação do comitê preparatório da federação de wushu.
  2. b) 1986 – 2º torneio-convite internacional de wushu em Tian Jin.
  3. c) 1987 – 1º campeonato asiático de wushu em Yokowama, Japão e a fundação da federação de wushu da Ásia.
  4. d) 1988 – Realização do festival internacional de wushu na China, competição internacional de formas e o torneio internacional de desafios de luta em Hang Zhou e Shen Zhen.
  5. e) 1989 – Realização do 2º campeonato asiático de wushu como evento competitivo oficial em Hong Kong.
  6. f) 1990 – introdução do wushu no Xi, jogos asiáticos em Beijing e a fundação da IWUF.

Com profissionalismo e persistência, a International Wushu Federation se tornou uma organização conhecida mundialmente com mais de 77 membros em todo o mundo. Em junho de 1999, a International Wushu Federation foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional, após 64 anos de estruturação, organização e dedicação ao wushu moderno. Desde sua criação, foram realizados 7 campeonatos mundiais, na China, EUA, Itália, Hong Kong, Armênia e Macau, sendo realizados a cada dois anos, menciona Yu (2003).

Compartilhe